A palavra Meditação vem do latim “meditare”, que significa voltar-se para o centro e desligar-se do mundo externo. Ou seja, meditação é a concentração da mente, é deixar tudo o que nos preocupa de lado e viver somente o presente, viver o aqui e o agora!
Meditação é se conectar com o campo da pura energia, inteligência e consciência. Meditar é olhar para dentro, no silêncio que desperta a alma.
Existem vários tipos de meditação, elas podem ser vistas de maneiras diferentes de acordo com filosofias de vida e perspectivas. Há uma grande variação nos tipos de práticas meditativas, porém todas mantêm os princípios básicos da meditação que são: Acalmar (silenciar) a mente, reflexão, relaxamento e contemplação.
A meditação é:
– Prática de focar a mente em um único objeto, como a própria respiração ou um mantra;
– Conexão com o Divino, com um poder mais elevado;
– Desenvolvimento de qualidade mental, como energia, concentração, plena atenção e bondade.
Definição de meditação – Osho
“A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo, de perceber que você não é o corpo e você não é a mente. É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro do nosso ser; e uma vez que você encontrou o seu centro, você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas.”
Um Curso em Milagres (UCEM)
De acordo com o Um Curso em Milagres a meditação é o reconhecimento da nossa conexão com Deus, na verdade, é o reconhecimento de que nunca estivemos desconectados dele! Quando entendemos isso tudo fica mais claro.
Independente de qual método você escolher o importante é sentar, respirar, silenciar a mente e se conectar com você mesmo. No começo pode parecer difícil mas com a prática regular tudo vai ficando mais fácil e simples!
Respire, silencie, medite!